PROJETO
INTEGRADO
A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE, O RESPEITO NOS UNE
1 Dados de Identificação
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Nome da
Escola: E. M. E. F. Oscar Bertholdo, Farroupilha/RS
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Série:
Todas
Número
de alunos: 444
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Professores
envolvidos: 26
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2.
TEMA:
Pluralidade Cultural
Título do Projeto: A diferença nos enriquece, o respeito nos une
3.
Problema: Como
conhecer melhor as diferentes culturas que envolvem as etnias que compõe a
comunidade escolar?
4.Justificativa:
Considerando
a pesquisa realizada com os alunos no ano anterior sobre os temas transversais,
percebe-se a necessidade de ampliar temáticas como saúde e cuidados com o
corpo, ética, consumo, cidadania e pluralidade cultural. Tendo em vista as
argumentações sobre a importância destes temas, optou-se neste primeiro momento
por Pluralidade Cultural visando assim contemplar o artigo 26 da Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz: Nos estabelecimentos de ensino fundamental e
de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história
e cultura afro-brasileira e indígena.
Acredita-se que o estudo da temática “Pluralidade
Cultural”, é muito mais amplo, e contempla também outras culturas além da
afro-brasileira e da indígena, mas importante para a formação do povo
brasileiro, julgou-se oportuno tal escolha, o que vem favorecer o envolvimento
das diferentes áreas do conhecimento para um trabalho integrado.
Com esta temática também é possível
atender a demanda proposta pelo projeto em nível municipal que possui como
grande tema a Rede-Humanizar, a qual tem como objetivo promover um mundo mais
solidário e preocupado com as questões coletivas em busca de favorecer a vida
para a sustentabilidade.
Conscientes
de que a escola é o local de socialização e promoção de valores, que
concordamos com texto contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais:
Apresentação dos temas transversais:
[…] as
regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a
convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas
vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da
escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza
representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio
sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que
compõem a sociedade. Neste sentido, a escola deve ser o local de diálogo, de
aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando a diferentes
formas de expressão cultural. (1997: 32)
Com
vista a fazer diferença neste contexto cultural é que se propõe o diálogo em
torno do tema, buscando promover o conhecimento da diversidade cultural
brasileira e mais especificamente local, a fim de propiciar a compreensão dos
valores que envolvem tais diferenças e assim promover uma rede de relações
positivas e de humanização.
4.
Objetivo Geral: Promover o conhecimento da diversidade cultural brasileira
e mais especificamente local, a fim de propiciar a compreensão dos valores que
envolvem tais diferenças.
4.1 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Compreender o conceito do termo “pluralidade cultural”,
para desenvolver ações educativas relacionadas ao tema proposto;
- Realizar pesquisa sobre as diferentes etnias que compõe a
comunidade escolar;
- Conceituar os termos: raça, etnia e nacionalidade;
- Participar da Mostra Artística Cultural.
5. CONTEÚDOS
TRANSVERSAIS:
Pluralidade cultural;
Respeito;
Cidadania;
Diferenças.
6. ESTRATÉGIAS
As estratégias são organizadas
de modo que muitas irão servir como suporte metodológico para as diferentes
áreas do conhecimento.
O primeiro procedimento será em nível de
pesquisa e compreensão da temática pelos próprios educadores, a fim de estudar
sobre o conteúdo proposto, desta forma o tema será componente de estudo em
reunião pedagógica, no mês de junho e terá como responsável pela formação o
professor Fabrício Gomes.
Estratégias específicas utilizadas em diferentes turmas:
- Leitura de imagens da obra “Os operários” de Tarcila do
Amaral
- Leitura da obra com os alunos.
- Organizar em cada turma uma pesquisa sobre as diferentes etnias
que compõe o quadro discente da realidade escolar;
- Criar um painel de fotos, onde serão destacados os rostos
de cada aluno, sendo um quadro para reflexões e análises sobre as diferenças e
a importância de cada sujeito na comunidade em que está integrado, mais
especificamente na escola.
- Partir de uma pesquisa para verificar a realidade do
município em relação as diversidades que estão presentes neste contexto sócio
cultural.
- Contemplar a Mostra Artística e Literária na temática .
- Festa das Nações
7.
RECURSOS
Pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e teórica;
Pesquisa em sites específicos por áreas do
conhecimento;
Imagens, fotos, documentários;
Vídeos;
8.
REGISTROS DO PROCESSO
A temática partiu de pesquisa
realizada com os alunos, coordenados pela área de História, juntamente com
acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(Pibid),a cerca das necessidades que percebiam em relação aos temas
transversais e outras questões relativas ao processo de ensino e de aprendizagem.
Levando em consideração às necessidades apontadas, o grupo de professores, em
reunião pedagógica, no mês de abril, acordou sobre a necessidade de desenvolver
está, que foi uma das temáticas apontadas pelos alunos, como uma necessidade de
maior aprofundamento.
Escolheu-se coletivamente a
temática, trabalhou-se sobre os porquês deste tema e assim, elegeu-se os
objetivos e primeiras estratégias coletivas.
Considerando a necessidade de maior
aprofundamento do tema o grupo de professor solicitou que neste primeiro
semestre pudesse ser destinado ao estudo e busca de referenciais teóricos e que
a prática pudesse ser realizada no segundo semestre de 2015.
Assim, conforme o projeto for
avançando, os registros serão compartilhados de diferentes maneiras, entre elas
o blog e facebook da escola,
9.
AVALIAÇÃO
Sendo a
avaliação um processo, espera-se que ao final seja possível perceber mudança de
postura no que se refere a atitudes de valorização do ser como um sujeito
integral que se desenvolve no todo. Sendo valorizados os saberes, os saberes postos em prova através do saber fazer e principalmente no momento de transpor tal
conhecimento para a prática real, através do saber ser e do saber
conviver, pilares básicos da educação nacional e que perpassam pela
transversalidade do tema trabalhado.
9.1 Critérios:
Responsabilidade, comprometimento com as pesquisas e produções teóricas e
sistematização do conhecimento.
9.2
Procedimentos: Leitura, pesquisa de campo e pesquisa teórica, maquetes,
cartazes, produção textual.
9.3
Instrumentos: Mostra artística e literária, sistematização individual, Festa
das Nações.
10.
CULMINÂNCIA
Aproveitando o momento anual de
divulgação dos trabalhos artísticos e cultural que acontece anualmente será
proposto além deste trabalho a Festa das Nações, aberto a toda a comunidade
escolar.
11.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁGICAS
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Apresentação dos temas transversais, Brasília, 1997.
AS DIFERENTES ÁREAS E
ANOS COMPLEMENTARÃO COM ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ
O 9º ANO.
Português:
Matemática:
História:
Geografia:
Ciências:
Arte:
Educação Física:
Ensino Religioso:
Língua Estrangeira:
Educação Tecnológica: