terça-feira, 18 de agosto de 2015

A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE, O RESPEITO NOS UNE

PROJETO INTEGRADO


 A DIFERENÇA NOS ENRIQUECE, O RESPEITO NOS UNE


1 Dados de Identificação

Nome da Escola: E. M. E. F. Oscar Bertholdo, Farroupilha/RS
Série: Todas
Número de alunos: 444
Professores envolvidos: 26

2. TEMA: Pluralidade Cultural
Título do Projeto: A diferença nos enriquece, o respeito nos une
3. Problema: Como conhecer melhor as diferentes culturas que envolvem as etnias que compõe a comunidade escolar?

4.Justificativa:
            Considerando a pesquisa realizada com os alunos no ano anterior sobre os temas transversais, percebe-se a necessidade de ampliar temáticas como saúde e cuidados com o corpo, ética, consumo, cidadania e pluralidade cultural. Tendo em vista as argumentações sobre a importância destes temas, optou-se neste primeiro momento por Pluralidade Cultural visando assim contemplar o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que diz:  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Acredita-se que o estudo da temática “Pluralidade Cultural”, é muito mais amplo, e contempla também outras culturas além da afro-brasileira e da indígena, mas importante para a formação do povo brasileiro, julgou-se oportuno tal escolha, o que vem favorecer o envolvimento das diferentes áreas do conhecimento para um trabalho integrado.
Com esta temática também é possível atender a demanda proposta pelo projeto em nível municipal que possui como grande tema a Rede-Humanizar, a qual tem como objetivo promover um mundo mais solidário e preocupado com as questões coletivas em busca de favorecer a vida para a sustentabilidade.
            Conscientes de que a escola é o local de socialização e promoção de valores, que concordamos com texto contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais:

[…] as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação. O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Neste sentido, a escola deve ser o local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando a diferentes formas de expressão cultural. (1997: 32)

            Com vista a fazer diferença neste contexto cultural é que se propõe o diálogo em torno do tema, buscando promover o conhecimento da diversidade cultural brasileira e mais especificamente local, a fim de propiciar a compreensão dos valores que envolvem tais diferenças e assim promover uma rede de relações positivas e de humanização.

4. Objetivo Geral: Promover o conhecimento da diversidade cultural brasileira e mais especificamente local, a fim de propiciar a compreensão dos valores que envolvem tais diferenças.

4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender o conceito do termo “pluralidade cultural”, para desenvolver ações educativas relacionadas ao tema proposto;
- Realizar pesquisa sobre as diferentes etnias que compõe a comunidade escolar;
- Conceituar os termos: raça, etnia e nacionalidade;
- Participar da Mostra Artística Cultural.

5. CONTEÚDOS TRANSVERSAIS:
Pluralidade cultural;
Respeito;
Cidadania;
Diferenças.

6.  ESTRATÉGIAS
            As estratégias são organizadas de modo que muitas irão servir como suporte metodológico para as diferentes áreas do conhecimento.
O primeiro procedimento será em nível de pesquisa e compreensão da temática pelos próprios educadores, a fim de estudar sobre o conteúdo proposto, desta forma o tema será componente de estudo em reunião pedagógica, no mês de junho e terá como responsável pela formação o professor Fabrício Gomes.
Estratégias específicas utilizadas em diferentes turmas:
- Leitura de imagens da obra “Os operários” de Tarcila do Amaral
- Leitura da obra com os alunos.
- Organizar em cada turma uma pesquisa sobre as diferentes etnias que compõe o quadro discente da realidade escolar;
- Criar um painel de fotos, onde serão destacados os rostos de cada aluno, sendo um quadro para reflexões e análises sobre as diferenças e a importância de cada sujeito na comunidade em que está integrado, mais especificamente na escola.
- Partir de uma pesquisa para verificar a realidade do município em relação as diversidades que estão presentes neste contexto sócio cultural.
- Contemplar a Mostra Artística e Literária na temática .
- Festa das Nações

7. RECURSOS
Pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e teórica;
Pesquisa em sites específicos por áreas do conhecimento;
Imagens, fotos, documentários;
Vídeos;

8. REGISTROS DO PROCESSO
            A temática partiu de pesquisa realizada com os alunos, coordenados pela área de História, juntamente com acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid),a cerca das necessidades que percebiam em relação aos temas transversais e outras questões relativas ao processo de ensino e de aprendizagem. Levando em consideração às necessidades apontadas, o grupo de professores, em reunião pedagógica, no mês de abril, acordou sobre a necessidade de desenvolver está, que foi uma das temáticas apontadas pelos alunos, como uma necessidade de maior aprofundamento.
            Escolheu-se coletivamente a temática, trabalhou-se sobre os porquês deste tema e assim, elegeu-se os objetivos e primeiras estratégias coletivas.
            Considerando a necessidade de maior aprofundamento do tema o grupo de professor solicitou que neste primeiro semestre pudesse ser destinado ao estudo e busca de referenciais teóricos e que a prática pudesse ser realizada no segundo semestre de 2015.
            Assim, conforme o projeto for avançando, os registros serão compartilhados de diferentes maneiras, entre elas o blog e facebook da escola,
           
9. AVALIAÇÃO
            Sendo a avaliação um processo, espera-se que ao final seja possível perceber mudança de postura no que se refere a atitudes de valorização do ser como um sujeito integral que se desenvolve no todo. Sendo valorizados os saberes, os saberes postos em prova através do saber fazer e principalmente no momento de transpor tal conhecimento para a prática real, através do saber ser e do saber conviver, pilares básicos da educação nacional e que perpassam pela transversalidade do tema trabalhado.
9.1 Critérios: Responsabilidade, comprometimento com as pesquisas e produções teóricas e sistematização do conhecimento.
9.2 Procedimentos: Leitura, pesquisa de campo e pesquisa teórica, maquetes, cartazes, produção textual.
9.3 Instrumentos: Mostra artística e literária, sistematização individual, Festa das Nações.

10. CULMINÂNCIA
            Aproveitando o momento anual de divulgação dos trabalhos artísticos e cultural que acontece anualmente será proposto além deste trabalho a Festa das Nações, aberto a toda a comunidade escolar.

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁGICAS

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais, Brasília, 1997.

AS DIFERENTES ÁREAS E ANOS COMPLEMENTARÃO COM ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O 9º ANO.
Português:
Matemática:
História:
Geografia:
Ciências:
Arte:
Educação Física:
Ensino Religioso:
Língua Estrangeira:
Educação Tecnológica: